A posição ortostática (estar muito tempo sentado ou de pé), calçado pouco confortável, assim como uma vida demasiado sedentária e pobre em exercicio fisico, dá origem ao aparecimento de edemas, favorece a formação de varizes, aumenta a fragilidade dos capilares sanguíneos e provoca o aparecimento de hematomas e nódoas negras nas partes baixas das pernas, sinónimo de ulceras varicosas. Qualquer pressão sobre essas pernas é muito dolorosa e a sensação de desconforto é enorme.
A drenagem linfática manual constitui uma terapia fundamental no tratamento dos edemas, como é o caso da insuficiência da circulação de retorno das extremidades inferiores que provoca uma sensação de peso e inchaço nas pernas e tornozelos no final do dia.
Normalmente estas situações costumam resolver-se com o elevamento das pernas e tratamentos à base de medicamentos e na maior parte dos casos os resultados são pouco notórios uma vez que , não conseguem eliminar as proteinas acumuladas.
Em contrapartida, com a DLM eliminam-se essas proteinas que estão a sobrecarregar o tecido intersticial, pois activa-se manualmente a via linfática que é a unica via de saida possivel da linfa. Além disso, os medicamentos a longo prazo provocam contra indicações e efeitos secundários, o que não acontece com a drenagem linfática manual, que não só alivia rapidamente essa sensação de peso no final do dia, como também melhora as varizes que gradualmente se vão atenuando e tornando menos dolorosas.
Para quem sofre de pernas cansadas, pesadas e inchadas, fazer drenagem linfática manual periodicamente, é uma sensação única de alivio e bem estar.