Drenagem Linfática Manual - Método Vodder

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, estudada cientificamente, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático e para o tratamento dos edemas em geral.

Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, são algumas das principais indicações desta terapia.

Sou diplomada pela escola Internacional do método Dr. Vodder e tenho mais de 15 anos de experiência no tratamento dos vários problemas relacionados com o sistema linfático.

O objectivo deste blog é o de ajudar aqueles que procuram ajuda terapeutica nesta área e obter resultados eficazes no tratamento dos seus sintomas.

Obrigada pela sua visita.

Maria Luisa
________________________________________

26 de agosto de 2009

Cuidados a ter com o linfoedema do braço



A protecção do braço inchado é muito importante depois da cirurgia do cancro da mama.

As pessoas com linfoedema devem evitar qualquer lesão ou infecção e devem estar conscientes dos cuidados a ter como medida de prevenção.


Alguns cuidados a ter:


- manter a zona afectada sempre limpa e utilizar um creme hidratante com PH neutro que não contenha alcool.

- evitar temperaturas muito elevadas tais como: banhos de água muito quente, exposição solar, saunas, banhos turcos, etc.

- evite roupa apertada, anéis, relógios e tudo o que possa afectar a circulação.

- evite usar pesos no braço, sacos, malas..

- cuidados médicos como análises, medições de tensão arterial, acupunctura devem ser evitados no braço afectado.

- evite todo o tipo de traumas: tais como, cortes, queimaduras, picadas de insectos, carregar bagagem, nunca fazer nada até à exaustão, pois está em risco de se cansar mais facilmente levando mais tempo em recuperar-se.

- se viajar de avião deve usar uma manga de compressão durante a viagem.

- tenha cuidado ao cortar as unhas e cutículas.

- use luvas quando estiver a fazer jardinagem.

- fale com o seu médico imediatamente se notar qualquer sinal de infecção , vermelhidão na pele ou febre.

- mantenha uma dieta equilibrada pobre em sal, evite bebidas gasosas e excesso de proteínas animais e marisco.

A drenagem linfática manual - método vodder é uma terapia reconhecida de forma indiscutivel , não só no tratamento dos linfoedemas mas também na sua prevenção. Evite massagens como shiatsu, massagem desportiva e acupunctura na zona afectada.

A DLM nas dores de cabeça


Podemos distinguir vários tipos de dores de cabeça, mas as mais frequentes são as enxaquecas, que são produzidas por alterações nos vasos sanguíneos à volta do cérebro, que geralmente se caracterizam por só afectar metade da cabeça e normalmente são acompanhadas de náuseas e vómitos. Outra das dores frequentes é a dor de tensão, que tal como o nome indica é produzida por alterações emocionais e geralmente sente-se uma pressão dolorosa nas fontes.

A dor de cabeça pode produzir-se por diversos factores e pode ser um sintoma de alguma doença. O que deve fazer é consultar um médico para que lhe possa fazer o diagnóstico.

A partir do momento em que temos diagnosticada a dor de cabeça, podemos actuar com a drenagem linfática manual.
Não é que cure a dor de cabeça, mas como uma das caracteristicas da DLM é favorecer a descongestão da zona tratada, facilitar a corrente sanguinea e o retorno da linfa, podemos aliviar e controlar este tipo de dores que muitas vezes nos incapacitam e não nos deixam realizar as nossas tarefas diárias normalmente.

Beneficios da DLM


A drenagem linfática manual é um tipo de massagem muito suave que se utiliza para drenar o excesso de liquidos no corpo. Actua directamente sobre o sistema linfático, que se encarrega de eliminar toxinas e melhorar o sistema imunológico. Os seus efeitos notam-se sobre a pele, uma vez que activa a circulação.

O sistema linfático é constituido por uma rede de órgãos, gânglios linfáticos, condutos e vasos linfáticos que elaboram e transportam linfa desde os tecidos até à corrente sanguínea. O sistema linfático é um dos principais integrantes do sistema imunológico.

A linfa é um liquido transparente e leitoso, rico em células brancas que lutam contra as infecções motivadas por virus e bactérias.

A sua função é a de depurar e proteger.
Trata-se de uma terapia altamente eficaz tanto na área estética como terapêutica, e também como preventiva, para aliviar o stress em casos de depressão , problemas emocionais e falta de energia.

Área estética: acne, rosácea, celulite, pos lipoaspiração, lifting, mamoplastia de aumento, abdominoplastia, rinoplastia, etc.

Área terapêutica: linfoedemas, edema do braço pos mastectomia, edemas da gravidez, edemas pós operatórios e pós traumáticos, enxaquecas, pernas cansadas, ciática, obstipação crónica , etc.

É recomendável fazer várias sessões seguidas para que possa sentir os seus benefícios, assim como manter uma alimentação equilibrada e saudável.
A DLM é uma terapia inprenscindível para tratar qualquer situação que esteja relacionada com retenção de liquidos nos tecidos, alterações do sistema imunológico e prevenção de possiveis doenças.


23 de agosto de 2009

A drenagem linfática durante a gravidez

A drenagem linfática é uma perfeita aliada para as futuras mamãs. É uma massagem que relaxa o corpo e a mente e aporta uma sensação de alivio imediato às grávidas.
Através da drenagem linfática manual elimina-se a retenção de liquidos favorecendo a sua assimilação, resultando num efeito anti edema. Além disso reforça o sistema imunológico, elimina toxinas, melhora o aspecto da pele uma vez que, restabelece a circulação sanguinea.
Ter uma vida sedentária e aumentar de peso em excesso , favorece a retenção de liquidos que se traduz numa sensação de corpo pesado, cansaço, e claro ter as pernas e os pés inchados.
Deve-se a factores hormonais, em especial ao aumento da progesterona, que relaxa os tecidos e acumula mais liquidos e também a factores fisiológicos como o utero que pressiona as veias da parte inferior do corpo.
É ideal que a futura mamã faça drenagem linfática manual uma vez por semana e complemente com caminhadas para evitar a retenção de liquidos.




Tratamento do linfoedema do braço pos mastectomia


O linfoedema do braço depois da cirurgia do cancro da mama pode aparecer devido à interrupção do fluxo linfático do braço, como consequência da extirpação dos gânglios axilares.
O tratamento para o linfoedema depende da gravidade e da extensão, pois uma vez instalado não existe cura.

Normalmente começa por se manifestar na zona proximal ( no braço), ou zona distal (antebraço, pulso e mão). Esta situação deve-se a uma acumulação anormal da linfa. Trata-se de um transtorno crónico e progressivo que muitas mulheres padecem depois da cirurgia do cancro da mama. Os estudos indicam que cerca de 20 a 30% das pessoas sujeitas a intervenção cirurgica da mama desenvolvem linfoedema do braço.

Algumas das situações que desencadeiam o linfoedema são:

- radioterapia
- massagens fortes no braço
- erisipelas
- tirar sangue no braço afectado
- medir tensão arterial
- picadas de insectos
- vida sedentária
- maus hábitos alimentares
- excesso de peso

A drenagem linfática manual é altamente indicada no tratamento do linfoedema do braço e além disso, uma excelente forma de prevenção. Qualquer mulher que detecte um aumento de volume ou outra alteração desconfortável no braço da intervenção, deve consultar o seu médico. Se o diagnóstico confirmar um linfoedema deve iniciar o tratamento quanto antes para evitar que este aumente.

Os principais efeitos da DLM são:

- a reabsorção total ou parcial do edema (consoante o caso)
- permitir que o liquido intersticial penetre nos vasos linfáticos
- favorece a criação de anastomosis (caminhos alternativos) linfaticos que nos ajudam a derivar a linfa das zonas estagnadas em direcção a outras zonas ganglionares.







-