Drenagem Linfática Manual - Método Vodder

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, estudada cientificamente, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático e para o tratamento dos edemas em geral.

Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, são algumas das principais indicações desta terapia.

Sou diplomada pela escola Internacional do método Dr. Vodder e tenho mais de 15 anos de experiência no tratamento dos vários problemas relacionados com o sistema linfático.

O objectivo deste blog é o de ajudar aqueles que procuram ajuda terapeutica nesta área e obter resultados eficazes no tratamento dos seus sintomas.

Obrigada pela sua visita.

Maria Luisa
________________________________________

17 de janeiro de 2010

A DRENAGEM LINFATICA E OS SEUS EFEITOS NO NOSSO CORPO



Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade.

Com este artigo pretendo deixar mais claro em que consiste exactamente a DLM e quais são as suas aplicações.

Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa.

Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados podia ser consequência da sua doença. Assim sendo, começaram a trabalhar sobre a pele de forma muito suave , tentando com os seus movimentos que os gânglios se recuperassem. Pouco a pouco verificaram que estes reduziam e o paciente recuperava a sua saúde.

Foram pioneiros a atrever-se a trabalhar sobre uma zona do corpo que estava vedada: os gânglios linfáticos. Hoje em dia não é aconselhável tratá-los em situações agudas mas sim recomendado em situações crónicas.


Para perceber melhor como é que uma massagem tão suave e lenta pode ser tão eficaz passo a explicar um pouco a fisiologia do sistema linfático.

O sistema linfático é aberto, ao contrário do circulatório que é fechado e está formado por veias e artérias. Circula paralelamente às veias e segue o mesmo sentido. Começa no espaço que existe entre as células onde se formam os canais iniciais linfáticos, daí a linfa passa para os capilares linfáticos, e no seu percurso atravessa diferentes pontos onde se aglutinam os gânglios ou nódulos linfáticos.


Os vasos linfáticos encontram-se praticamente em todas as partes do nosso corpo, excepto nalgumas zonas do olho e do sistema nervoso central.

Ao contrário do sistema venoso e arterial, o sistema linfático não tem uma bomba que impulsione o seu fluxo, pelo que o seu mecanismo é totalmente diferente do circulatório.


A linfa forma-se principalmente a partir do liquido extracelular e tem uma cor amarelada ou transparente, é composta por água, proteínas, sais minerais, moléculas de gordura e contém leucócitos. Nalguns casos podem aparecer glóbulos vermelhos, uma vez que, quando fazemos um hematoma o sistema encarregue de recuperar os glóbulos vermelhos, não é o circulatório mas sim o sistema linfático.

Os gânglios são as estruturas fundamentais do sistema linfático, a linfa antes de regressar à corrente circulatória passa através destas estruturas que se situam em zonas estratégicas do corpo, tais como: a zona inguinal, axilas, poplítea, toda a zona abdominal,, no tórax, à volta dos intestinos, e principalmente à volta do pescoço. A sua principal função é filtrar a linfa antes de a devolver à corrente circulatória, eliminar toxinas e produzir anticorpos e linfócitos para combater qualquer agente patogénico que nos afecte.


A DLM é uma massagem muito suave, e é fundamental saber para onde encaminhar a linfa. As pressões são muito suaves, lentas e ritmadas para dar impulso à linfa sem colapsar os vasos llinfáticos uma vez que, estes são muito estreitos. Nunca pode produzir dor, pelo contrário, produz uma sensação de relaxamento.


Uma das principais aplicações da DLM é nas pernas, uma vez que quando existem problemas circulatórios, sobretudo quando chega o calor, as pernas tendem a inchar e provocam pesadez. Também as grávidas beneficiam muito desta técnica uma vez que, a partir do 5º mês de gestação os tornozelos começam a inchar e a circulação torma-se mais deficiente.

Também é muito aconselhada no pós operatório, não só em cirurgias de estética como no campo oncológico como é o caso de uma mastectomia com extirpação dos gânglios axilares, para prevenir e tratar o linfoedema do braço.


São muitas as aplicações da DLM e sempre que seja realizada correctamente, os seus efeitos serão visíveis a longo prazo.


Com este artigo pretendo deixar claro em que consiste a drenagem linfática manual , pois muitas pessoas só conhecem a DLM para tratamentos de celulite e nem sabem que a sua aplicação na área terapeutica é fundamental, inclusive muitas vezes comentam que amigas suas já fizeram e ficaram com hematomas.

Quero deixar bem claro que isso em drenagem é impossivel, pelo contrário, utiliza-se para que a reabsorção dos tecidos no pós operatório seja mais rápida e nunca deve causar dor ou marcas no paciente.


Tenho mais de 15 anos de experiência nesta área e se uma pessoa tem uma reação ao tratamento é porque não foi efectuado correctamente. É muito importante saber com que terapeuta fazemos um tratamento, e qual a sua formação, sobretudo se se trata de uma drenagem linfática manual na área terapêutica.


2 comentários:

  1. gostaria de receber um video que vi no yutb,sobre exercicio para previnir linfidema no braço pois sou mastectomizada e meu braço esta muito inxado por favor me ajude orionaohse54@hotmail.com,gamma2010@bol.com.br meu nome e oriona meu fone e 92 88252772 moro em manaus me ajude por favor

    ResponderEliminar
  2. É muito bom mesmo procurar orientações adequadas de acordo ás necessidades.

    ResponderEliminar