Fala-se muito no cancro da mama e na sua prevenção, mas pouco se fala no tratamento pós-cirurgia.
Aproximadamente 30% das mulheres que tiveram cancro da mama e consequente remoção de gânglios axilares desenvolveram linfoedema do braço.
O linfoedema pode ocorrer no pós-operatório, dentro de uns meses ou mesmo após alguns anos.
A drenagem linfática manual é uma terapia manual que ajuda não só a reduzir os linfoedemas, como também funciona como medida preventiva.
Nestas situações a drenagem linfática manual é altamente eficaz, porque não só ajuda a reduzir o fluido linfático acumulado no membro afectado, como também encontra percursos colaterais que ajudam a drenar e reduzir o edema o que não acontece com outras técnicas de massagem que devem ser evitadas por correrem o risco de fechar temporariamente os vasos linfáticos na área afectada.
É muito importante para as pacientes tomarem conhecimento das precauções a tomar, assim como dos cuidados a ter porque o tratamento atempado do edema é a melhor prevenção.
Através da DLM ajudo a melhorar as pessoas que me procuram e que sofrem deste problema, que infelizmente não pára de aumentar.
Não se trata de uma cura, mas contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida de quem sofre de um linfoedema secundário do braço.