Drenagem Linfática Manual - Método Vodder

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, estudada cientificamente, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático e para o tratamento dos edemas em geral.

Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, são algumas das principais indicações desta terapia.

Sou diplomada pela escola Internacional do método Dr. Vodder e tenho mais de 15 anos de experiência no tratamento dos vários problemas relacionados com o sistema linfático.

O objectivo deste blog é o de ajudar aqueles que procuram ajuda terapeutica nesta área e obter resultados eficazes no tratamento dos seus sintomas.

Obrigada pela sua visita.

Maria Luisa
________________________________________

11 de junho de 2010

Linfoedema secundário do braço


Fala-se muito no cancro da mama e na sua prevenção, mas pouco se fala no tratamento pós-cirurgia.

Aproximadamente 30% das mulheres que tiveram cancro da mama e consequente remoção de gânglios axilares desenvolveram linfoedema do braço.

O linfoedema pode ocorrer no pós-operatório, dentro de uns meses ou mesmo após alguns anos.

A drenagem linfática manual é uma terapia manual que ajuda não só a reduzir os linfoedemas, como também funciona como medida preventiva.

Nestas situações a drenagem linfática manual é altamente eficaz, porque não só ajuda a reduzir o fluido linfático acumulado no membro afectado, como também encontra percursos colaterais que ajudam a drenar e reduzir o edema o que não acontece com outras técnicas de massagem que devem ser evitadas por correrem o risco de fechar temporariamente os vasos linfáticos na área afectada.

É muito importante para as pacientes tomarem conhecimento das precauções a tomar, assim como dos cuidados a ter porque o tratamento atempado do edema é a melhor prevenção.

Através da DLM ajudo a melhorar as pessoas que me procuram e que sofrem deste problema, que infelizmente não pára de aumentar.

Não se trata de uma cura, mas contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida de quem sofre de um linfoedema secundário do braço.

3 comentários:

  1. Fiz uma mastectomia total D, em novembro de 2009.
    Retirei 23 linfonodos, no momento tô fazendo radio.
    Quero saber como faço drenagem linfática preventiva.
    Meu e-mail é jgca56@yahoo.com.br.

    ResponderEliminar
  2. Sou esteticista,muito bom a explicação do seu blog parabéns.

    Adriana
    Email drika.olivers@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  3. boa noite, meu nome é Rose

    Em 2000, fiz um quadrante de mama direita, hoje 13 apos a cirurgia estou com a mão super inchada e esta inchando tambem os dedos, como devo proceder para uma melhora.

    Muito obrigada
    rose.rodri20@gmail.com

    ResponderEliminar