Drenagem Linfática Manual - Método Vodder

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, estudada cientificamente, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático e para o tratamento dos edemas em geral.

Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, são algumas das principais indicações desta terapia.

Sou diplomada pela escola Internacional do método Dr. Vodder e tenho mais de 15 anos de experiência no tratamento dos vários problemas relacionados com o sistema linfático.

O objectivo deste blog é o de ajudar aqueles que procuram ajuda terapeutica nesta área e obter resultados eficazes no tratamento dos seus sintomas.

Obrigada pela sua visita.

Maria Luisa
________________________________________

26 de março de 2010

A Drenagem Linfática Manual no tratamento da Celulite




Os dias quentes aproximam-se e o desejo de exibir uma bela silhueta começa a ser uma preocupação para as mulheres.

A Drenagem Linfática Manual é muito indicada na estética, nomeadamente na prevenção da celulite e gordura localizada.

É a principal indicação para a recuperação de inchaços pós-cirúrgicos, especialmente nos casos de cirurgias estéticas (lipoaspiração, mamoplastia, cirurgia do abdómen e rosto, etc.). Nestes casos, a drenagem ajuda o organismo a reagir, eliminando líquidos que causam o inchaço e acelerando o processo de recuperação.

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação.

Esta técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a acção anti-inflamatória do organismo.

No tecido conjuntivo produz-se um intercâmbio de líquidos a nível intersticial. A água, a gordura e as toxinas exercem pressão sobre o tecido e dão lugar à celulite. Através da Drenagem Linfática tentamos eliminar o estancamento de líquidos de uma forma natural e não evasiva.

A retenção prolongada de líquidos constitui o primeiro passo para a formação de celulite, mais conhecida por “casca de laranja”.

A celulite também pode ser originada por má alimentação e falta de exercícios físicos.

Ao entender o funcionamento do sistema linfático, podemos perceber melhor como a celulite aparece. Existem impurezas debaixo da pele, e a linfa não consegue limpar tudo. Estas impurezas misturam-se com gordura e criam pequenos entupimentos sólidos debaixo da pele, a celulite. A drenagem linfática ajuda na sua remoção pois ajuda a soltar estes nódulos entupidos.

A drenagem linfática mobiliza substâncias orgânicas, toxinas, água, sais, gorduras, etc., que devem ser expulsas quanto antes do organismo e para isso o corpo usa todas as vias de eliminação disponíveis.

Qual é a forma correcta de se realizar uma Drenagem Linfática Manual?

A drenagem linfática manual consiste em movimentos circulares, suaves e precisos sobre o caminho percorrido pelos vasos linfáticos e nunca devem causar dor.

Há que diferenciar a Drenagem Linfática Manual da Massagem Estética. Esta última é realizada com pressões muito fortes o que acarreta a interrupção da circulação linfática, pois os vasos linfáticos não suportam tamanha pressão.

Os movimentos que se efectuam nesta prática não têm nada a ver com as massagens convencionais.

Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, a drenagem não deve ser feita com cremes, pois a sensibilidade táctil é usada ao extremo.

A sequência dos movimentos respeita o funcionamento do sistema linfático.

Para se obter resultados é necessário cerca de 10 sessões de uma hora de duração e posteriormente uma sessão ou duas mensais para manutenção.

Esta técnica exige uma preparação que nem todos os profissionais conhecem correctamente pelo que deve ser efectuada por um terapeuta especializado.

Existem outros métodos de Drenagem Linfática, como o Método Leduc, Foldi, etc., mas todos têm como base o Método Original Dr. Vodder.

A DLM constitui uma ajuda natural, para alcançar o tão ansioso objectivo de se ver mais magra e sem celulite.

Se procura uma solução não agressiva, cómoda e eficaz de reduzir a celulite, deve considerar sem dúvida a Drenagem Linfática Manual como uma boa opção.

2 comentários:

  1. Que incrível, finalmente achei algo interes-
    sante. Alguém de quem posso aprender e quem
    sabe, mesmo que de longe me tratar e me cu-
    rar. Desejo tirar o máximo de aproveito de
    seus conhecimentos. Estou em tratamento de
    depressão e pânico, mas até o presente momen-
    to a cura não se estabeleceu, mais já tive
    progressos!
    Se puderes me auxiliar, ficarei eternamente
    grata.
    Maria Pedrosa

    ResponderEliminar
  2. Margaret Siqueira Campos1 de maio de 2010 às 19:14

    Se possível peço que envie o nome de uma bom profissional em drenagem linfatica manual na cidade de Recife/PE

    ResponderEliminar