Drenagem Linfática Manual - Método Vodder

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, estudada cientificamente, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático e para o tratamento dos edemas em geral.

Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, são algumas das principais indicações desta terapia.

Sou diplomada pela escola Internacional do método Dr. Vodder e tenho mais de 15 anos de experiência no tratamento dos vários problemas relacionados com o sistema linfático.

O objectivo deste blog é o de ajudar aqueles que procuram ajuda terapeutica nesta área e obter resultados eficazes no tratamento dos seus sintomas.

Obrigada pela sua visita.

Maria Luisa
________________________________________

7 de outubro de 2010

A DLM e o cancro da mama

.



O mês de Outubro é o mês consagrado à consciencialização e prevenção do cancro da mama.

Pretende-se relembrar à comunidade que esta doença continua a matar milhares de pessoas e que tantas outras todos os dias, nos vários cantos do mundo descobrem que também sofrem desta doença.

Este movimento procura comunicar a gravidade que a presença do cancro da mama traz não só para as mulheres que sofrem desta patologia, mas também para todas as pessoas que as rodeiam e que sofrem com elas.
O objectivo é relembrar todas as mulheres que podem vir a ser alvo deste problema e, como tal, deverão fazer exames regulares para conseguir detectar o cancro no seu início, quando é mais fácil de tratá-lo e podem aplicar-se tratamentos menos agressivos, que deixam menos sequelas físicas e psicológicas na mulher.

À medida que a taxa de sobrevivência aumenta, a qualidade de vida das pacientes torna-se cada vez mais importante.

Uma das principais indicações da drenagem linfática manual terapêutica está no campo da oncologia para o tratamento do Linfoedema do braço.

O linfoedema do braço é um dos efeitos secundários adversos do cancro da mama, causando danos no sistema linfático. Quando o sistema linfático se vê impossibilitado de remover os fluidos à volta da mama e do braço, estes acumulam-se e o braço começa a inchar.

O linfoedema desenvolve-se devido à cirurgia, remoção de gânglios linfáticos axilares e à radioterapia que pode provocar obstrução e danos nos vasos linfáticos e nódulos bloqueando os fluidos.
Esta situação provoca dor, desconforto, restrição de movimentos, podendo tornar-se num problema crónico e difícil de tratar.

Os sintomas mais comuns são geralmente uma sensação de peso, calor, dor muscular, rigidez e inflamação no braço ( que com o tempo tem tendência a piorar). Muitas vezes esta situação impede a pessoa de usar a sua roupa normal e limita-a em certos movimentos.

Quanto mais agressivo for o tratamento maior é o risco de contrair linfoedema do braço.

O linfoedema não tem cura, pois trata-se de uma situação irreversível, embora seja mais fácil de tratar quando se detecta precocemente.

Segundo estatísticas, uma em cada quatro mulheres que sofre de cirurgia da mama, desenvolve linfoedema e se após a cirurgia sofreu radioterapia essa estatística sobe para duas em cada cinco.

Embora não exista cura para o linfoedema, existem formas de melhorar esta condição.

Um dos métodos mais eficazes é sem dúvida a drenagem linfática manual método Dr. Vodder.

A DLM ajuda a aumentar o fluxo dos fluidos linfáticos e diminui o bloqueio criando percursos alternativos.

É uma terapia manual não invasiva que consiste num toque muito suave e subtil (5grs é o máximo de pressão exercida), em que não se utiliza nenhum tipo de cremes apenas um pouco de talco.

No nosso país e com alguma preocupação verifica-se que existem muitos estabelecimentos onde a prática da drenagem linfática manual é comum, mas a pergunta é, onde é que se oferece um serviço terapêutico e se pratica efectivamente o método original de drenagem linfática manual Vodder?

Esta técnica é muito específica , requer um conhecimento de anatomia e fisiologia do sistema linfático e conhecimento das técnicas manuais que permitam efectuar o ritmo preciso e pressão correcta.
Por exemplo nunca se deve aplicar pressão forte nos tecidos da mama. Outras técnicas de massagem não só podem danificar, como também destruir alguns dos ligamentos e fibras elásticas.

É importante consultar o médico depois da cirurgia e fazer tratamento com um terapeuta devidamente certificado.

Em países como a Alemanha, Áustria e os Estados Unidos da América cada vez é mais frequente encontrar nos hospitais e clínicas um departamento de linfoterapeutas.

A drenagem linfática manual é uma técnica gradual. Para que possa obter resultados, numa fase inicial é necessário fazer várias sessões de 90 minutos, 2 a 3 vezes por semana consoante os casos, para posteriormente passar a uma fase de manutenção 1 a 2 vezes por mês.

Sou diplomada pela escola Internacional do método Dr. Vodder e tenho mais de 15 anos de experiência no tratamento do linfoedema do braço e dos vários problemas relacionados com o sistema linfático.

Contactos:

Email: marialuzia7@gmail.com
Telem: 91 781 45 93 / 96 786 10 34
.

1 comentário:

  1. Mim chamo Norma Canário sou massoterapeuta e gostei muito do seu artigo
    75 -81931049
    canariomiranda@hotmail.com

    ResponderEliminar