Drenagem Linfática Manual - Método Vodder

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, estudada cientificamente, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático e para o tratamento dos edemas em geral.

Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, são algumas das principais indicações desta terapia.

Sou diplomada pela escola Internacional do método Dr. Vodder e tenho mais de 15 anos de experiência no tratamento dos vários problemas relacionados com o sistema linfático.

O objectivo deste blog é o de ajudar aqueles que procuram ajuda terapeutica nesta área e obter resultados eficazes no tratamento dos seus sintomas.

Obrigada pela sua visita.

Maria Luisa
________________________________________

16 de outubro de 2010

Qual é a diferença entre drenagem linfática manual e massagem?

.



Massagem significa “mover e amassar o tecido”, drenagem significa “ drenar a linfa retida”.

A drenagem linfática manual mobiliza substâncias orgânicas, toxinas, água, sais minerais, gorduras, etc., que devem ser eliminadas quanto antes do organismo e para isso o corpo utiliza todas as vias de eliminação disponíveis.

A DLM é uma técnica de massagem manual que consiste em realizar de forma manual aqueles movimentos que o sistema linfático não pode fazer por si mesmo.

Utiliza movimentos adaptadas ao corpo, muito ágeis e diversos, com uma pressão muito rigorosa, cerca 30-40 Torr na direcção dos vasos linfáticos com um ritmo intermitente, repetido e lento.

A prática regular da DLM diminui o stress e ajuda à libertação da tensão muscular.
Os movimentos manuais são muito suaves e sempre indolores para o paciente.
O tempo de uma sessão é variável consoante os casos mas nunca inferior a uma hora.
As manipulações específicas vão dirigidas a favorecer a passagem da linfa em direcção aos gânglios regionais superficiais.
Estes movimentos específicos actuam desde o espaço que vai desde as camadas profundas da pele até ao plano muscular e todos os elementos que estão contidos nessa zona.


Principais indicações da DLM:

Uma das principais aplicações da drenagem linfática manual terapêutica é no campo da oncologia para o tratamento dos linfoedemas, (linfoedema do braço, pós cirurgia mamária ou mastectomia) e tratamentos pré e pós cirúrgicos.

Utiliza-se também em estética para eliminar a celulite e as varizes que tanto nos atormentam, assim como para dar maior tonicidade muscular. É uma técnica especialmente indicada para problemas de retenção de líquidos, mais frequentes nas pernas, braços, abdómen e ancas e para pernas cansadas e dolorosas.

Além disso, ao estimular o sistema imunológico depura o corpo de toxinas e previne o envelhecimento.
Possui um efeito relaxante e calmante sobre o sistema nervoso, stress, insónias, enxaquecas, vertigens e dores de cabeça.


Outras indicações:

Edemas da gravidez (prevenção de estrias, pernas cansadas e edemas)
Pós operatórios para melhorar cicatrizes, lipoaspirações.
Doenças crónicas das vias respiratórias (rinites, sinusites)
Edemas de origem traumática (hematomas, luxações).
Artrites, artroses, tendinites, e inflamações dos tecidos moles.

Algumas recomendações adicionais:

Beber cerca de 2 litros de água por dia.
Evitar comidas com muita gordura. Procurar ter uma dieta rica em verduras e fibras constitui uma ajuda para regular o seu organismo.
Realizar uma dieta seguida por um nutricionista se for necessário.
Evitar estar muito tempo de pé ou sentado no mesmo sítio. Caso não seja possível use meias de compressão.
Evite cruzar as pernas pois desfavorece a drenagem linfática automática do corpo e facilita a
formação de varizes.
Evite usar roupas demasiado apertadas.
No caso de ter sido sujeita a uma mastectomia, evite usar anéis, pulseiras, soutiens muito apertados e tudo o que possa obstruir a circulação de retorno. Use uma manga de compressão quando estiver a fazer esforços ou se viajar de avião.
Caminhar uma hora por dia, e praticar exercício físico.
Consoante os casos realizar duas vezes por ano entre 10-15 sessões de DLM e fazer uma manutenção uma ou duas vezes por mês.
Dormir com a cama um pouco mais elevada no caso dos edemas das pernas.

Experimente uma sessão de DLM para sentir os seus efeitos.


Terapeuta Maria Luisa Luzia

Certificada pelo método original Dr. Vodder

Sem comentários:

Enviar um comentário