Drenagem Linfática Manual - Método Vodder

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, estudada cientificamente, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático e para o tratamento dos edemas em geral.

Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, são algumas das principais indicações desta terapia.

Sou diplomada pela escola Internacional do método Dr. Vodder e tenho mais de 15 anos de experiência no tratamento dos vários problemas relacionados com o sistema linfático.

O objectivo deste blog é o de ajudar aqueles que procuram ajuda terapeutica nesta área e obter resultados eficazes no tratamento dos seus sintomas.

Obrigada pela sua visita.

Maria Luisa
________________________________________

20 de setembro de 2009

A DLM no tratamento das pernas



A posição ortostática (estar muito tempo sentado ou de pé), calçado pouco confortável, assim como uma vida demasiado sedentária e pobre em exercicio fisico, dá origem ao aparecimento de edemas, favorece a formação de varizes, aumenta a fragilidade dos capilares sanguíneos e provoca o aparecimento de hematomas e nódoas negras nas partes baixas das pernas, sinónimo de ulceras varicosas. Qualquer pressão sobre essas pernas é muito dolorosa e a sensação de desconforto é enorme.


A drenagem linfática manual constitui uma terapia fundamental no tratamento dos edemas, como é o caso da insuficiência da circulação de retorno das extremidades inferiores que provoca uma sensação de peso e inchaço nas pernas e tornozelos no final do dia.


Normalmente estas situações costumam resolver-se com o elevamento das pernas e tratamentos à base de medicamentos e na maior parte dos casos os resultados são pouco notórios uma vez que , não conseguem eliminar as proteinas acumuladas.

Em contrapartida, com a DLM eliminam-se essas proteinas que estão a sobrecarregar o tecido intersticial, pois activa-se manualmente a via linfática que é a unica via de saida possivel da linfa. Além disso, os medicamentos a longo prazo provocam contra indicações e efeitos secundários, o que não acontece com a drenagem linfática manual, que não só alivia rapidamente essa sensação de peso no final do dia, como também melhora as varizes que gradualmente se vão atenuando e tornando menos dolorosas.


Para quem sofre de pernas cansadas, pesadas e inchadas, fazer drenagem linfática manual periodicamente, é uma sensação única de alivio e bem estar.







2 comentários:

  1. Apenas para deixar um site que gosto e tb tem algumas indicações sobre o tema. bjj

    ResponderEliminar
  2. eu sou studante da ária de drenagem e masso achei maravilhoso o video me serviu muito gostaria de salvalo mas não consegui, muito bom legal mesmo

    ResponderEliminar