Drenagem Linfática Manual - Método Vodder

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, estudada cientificamente, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático e para o tratamento dos edemas em geral.

Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, são algumas das principais indicações desta terapia.

Sou diplomada pela escola Internacional do método Dr. Vodder e tenho mais de 15 anos de experiência no tratamento dos vários problemas relacionados com o sistema linfático.

O objectivo deste blog é o de ajudar aqueles que procuram ajuda terapeutica nesta área e obter resultados eficazes no tratamento dos seus sintomas.

Obrigada pela sua visita.

Maria Luisa
________________________________________

8 de novembro de 2010

SINTA-SE LINDA E SAUDÁVEL DURANTE A GRAVIDEZ



Uma das etapas mais importantes da vida de uma mulher é a maternidade. Além de ser uma grande alegria, durante a gravidez é importante que a mulher se cuide para estar saudável e linda e se adapte às mudanças do seu corpo.

Uma das principais indicações da DLM é sem dúvida durante a gravidez para evitar os edemas e o inchaço das pernas e pés devido ao aumento de peso.

De certeza que a sua mãe ou uma amiga já a avisaram de que durante a gravidez poderia ficar com as pernas inchadas. Pois bem, uma maneira perfeita de evitar ou solucionar estes problemas circulatórios de pernas inchadas, cãibras e retenção de líquidos (sobretudo nos tornozelos) é fazer regularmente drenagem linfática manual. Além disso também favorece o relaxamento e aumenta a auto estima da futura mamã.

Durante o período de gestação, o corpo da mulher sofre muitas alterações, a nível físico e biológico que podem originar mal-estar, desconforto e até dores.

Segundo especialistas, as mulheres que ficam grávidas por métodos artificiais têm mais probabilidades de fazer retenção de líquidos. Isto acontece devido aos níveis de progesterona e estradiol que chegam a alcançar um nível dez vezes maior que o habitual.

A DLM consiste em movimentos manuais muito suaves que ajudam a activar a circulação. Com este tratamento conseguem-me eliminar toxinas e melhorar o sistema imunológico. Além disso ajuda a eliminar a celulite, atenua e previne o aparecimento de varizes, melhora o aspecto da pele e evita a retenção de líquidos.

As sessões ajudam a que a grávida se sinta mais relaxada física e mentalmente.

O ideal será fazer uma sessão semanalmente, complementando com caminhadas de cerca de meia hora por dia.

Durante a gravidez apenas se trabalha as pernas e os pés e se necessário uma ligeira massagem na zona das costas. Nunca se toca em circunstância alguma o abdómen.

Se durante a gravidez tiver uma vida saudável com uma alimentação equilibrada, pobre em sal, mais à base de frutas e verduras, não beber nem fumar e não engordar demasiado, seguramente terá menos probabilidades de inchar.

As mulheres grávidas sentem-se muito melhor em termos de mobilidade e leveza depois de fazerem drenagem linfática manual. Durante este período é aconselhável evitar roupa muito apertada, sapatos de salto alto e meias que possam dificultar a circulação.


Experimente uma sessão de DLM e sentirá de imediato uma sensação única de alívio e bem-estar


7 de novembro de 2010

PERNAS CANSADAS E CELULITE



A DLM é muito indicada para pernas cansadas. Se tem uma vida sedentária, está todo o dia sentada ou de pé é natural que ao final do dia sinta as suas pernas pesadas e cansadas, assim como desconforto nos tornozelos.

A drenagem linfática manual é uma massagem suave e lenta que estimula a circulação dos vasos linfáticos.

É muito eficaz para complementar com uma dieta hipocalórica e exercicio fisico se pretende perder peso. Ajuda a reduzir a celulite, pois ajuda a eliminar toxinas e impurezas que se vão acumulando no nosso organismo.

Também as hormonas como os estrogénios, hormonas da tiróide e insulina desempenham um papel importante no processo da celulite. A maioria das mulheres tem mudanças hormonais durante a adolenscência, gravidez e menopausa e quando toma a pilula. As hormonas regulam o fluxo do sangue, tecido conjuntivo e a drenagem do sistema linfático.

A DLM tem um papel muito importante em qualquer regime de saúde ou anti envelhecimento. Não só melhora a tonicidade da pele, como também ajuda na desintoxicação e renovação celular.


Fazer regularmente drenagem linfática manual constitui uma boa opção não só para eliminar toxinas e melhorar o sistema imunológico, mas também como medida preventiva. Quanto mais cedo iniciar a sua prevenção melhor pois mais rapidamente obterá melhores resultados.

Juntamente com as sessões de drenagem linfática manual faça caminhadas de 30 minutos todos os dias, elimine o açucar e os doces.

Evite gorduras animais (carnes vermelhas, enchidos), manteigas, fritos, queijos muito curados, e substitua por peixe, verduras e frutas.


Experimente uma sessão de DLM e sinta os seus beneficios a nivel fisico e psicológico




16 de outubro de 2010

Qual é a diferença entre drenagem linfática manual e massagem?

.



Massagem significa “mover e amassar o tecido”, drenagem significa “ drenar a linfa retida”.

A drenagem linfática manual mobiliza substâncias orgânicas, toxinas, água, sais minerais, gorduras, etc., que devem ser eliminadas quanto antes do organismo e para isso o corpo utiliza todas as vias de eliminação disponíveis.

A DLM é uma técnica de massagem manual que consiste em realizar de forma manual aqueles movimentos que o sistema linfático não pode fazer por si mesmo.

Utiliza movimentos adaptadas ao corpo, muito ágeis e diversos, com uma pressão muito rigorosa, cerca 30-40 Torr na direcção dos vasos linfáticos com um ritmo intermitente, repetido e lento.

A prática regular da DLM diminui o stress e ajuda à libertação da tensão muscular.
Os movimentos manuais são muito suaves e sempre indolores para o paciente.
O tempo de uma sessão é variável consoante os casos mas nunca inferior a uma hora.
As manipulações específicas vão dirigidas a favorecer a passagem da linfa em direcção aos gânglios regionais superficiais.
Estes movimentos específicos actuam desde o espaço que vai desde as camadas profundas da pele até ao plano muscular e todos os elementos que estão contidos nessa zona.


Principais indicações da DLM:

Uma das principais aplicações da drenagem linfática manual terapêutica é no campo da oncologia para o tratamento dos linfoedemas, (linfoedema do braço, pós cirurgia mamária ou mastectomia) e tratamentos pré e pós cirúrgicos.

Utiliza-se também em estética para eliminar a celulite e as varizes que tanto nos atormentam, assim como para dar maior tonicidade muscular. É uma técnica especialmente indicada para problemas de retenção de líquidos, mais frequentes nas pernas, braços, abdómen e ancas e para pernas cansadas e dolorosas.

Além disso, ao estimular o sistema imunológico depura o corpo de toxinas e previne o envelhecimento.
Possui um efeito relaxante e calmante sobre o sistema nervoso, stress, insónias, enxaquecas, vertigens e dores de cabeça.


Outras indicações:

Edemas da gravidez (prevenção de estrias, pernas cansadas e edemas)
Pós operatórios para melhorar cicatrizes, lipoaspirações.
Doenças crónicas das vias respiratórias (rinites, sinusites)
Edemas de origem traumática (hematomas, luxações).
Artrites, artroses, tendinites, e inflamações dos tecidos moles.

Algumas recomendações adicionais:

Beber cerca de 2 litros de água por dia.
Evitar comidas com muita gordura. Procurar ter uma dieta rica em verduras e fibras constitui uma ajuda para regular o seu organismo.
Realizar uma dieta seguida por um nutricionista se for necessário.
Evitar estar muito tempo de pé ou sentado no mesmo sítio. Caso não seja possível use meias de compressão.
Evite cruzar as pernas pois desfavorece a drenagem linfática automática do corpo e facilita a
formação de varizes.
Evite usar roupas demasiado apertadas.
No caso de ter sido sujeita a uma mastectomia, evite usar anéis, pulseiras, soutiens muito apertados e tudo o que possa obstruir a circulação de retorno. Use uma manga de compressão quando estiver a fazer esforços ou se viajar de avião.
Caminhar uma hora por dia, e praticar exercício físico.
Consoante os casos realizar duas vezes por ano entre 10-15 sessões de DLM e fazer uma manutenção uma ou duas vezes por mês.
Dormir com a cama um pouco mais elevada no caso dos edemas das pernas.

Experimente uma sessão de DLM para sentir os seus efeitos.


Terapeuta Maria Luisa Luzia

Certificada pelo método original Dr. Vodder

7 de outubro de 2010

A DLM e o cancro da mama

.



O mês de Outubro é o mês consagrado à consciencialização e prevenção do cancro da mama.

Pretende-se relembrar à comunidade que esta doença continua a matar milhares de pessoas e que tantas outras todos os dias, nos vários cantos do mundo descobrem que também sofrem desta doença.

Este movimento procura comunicar a gravidade que a presença do cancro da mama traz não só para as mulheres que sofrem desta patologia, mas também para todas as pessoas que as rodeiam e que sofrem com elas.
O objectivo é relembrar todas as mulheres que podem vir a ser alvo deste problema e, como tal, deverão fazer exames regulares para conseguir detectar o cancro no seu início, quando é mais fácil de tratá-lo e podem aplicar-se tratamentos menos agressivos, que deixam menos sequelas físicas e psicológicas na mulher.

À medida que a taxa de sobrevivência aumenta, a qualidade de vida das pacientes torna-se cada vez mais importante.

Uma das principais indicações da drenagem linfática manual terapêutica está no campo da oncologia para o tratamento do Linfoedema do braço.

O linfoedema do braço é um dos efeitos secundários adversos do cancro da mama, causando danos no sistema linfático. Quando o sistema linfático se vê impossibilitado de remover os fluidos à volta da mama e do braço, estes acumulam-se e o braço começa a inchar.

O linfoedema desenvolve-se devido à cirurgia, remoção de gânglios linfáticos axilares e à radioterapia que pode provocar obstrução e danos nos vasos linfáticos e nódulos bloqueando os fluidos.
Esta situação provoca dor, desconforto, restrição de movimentos, podendo tornar-se num problema crónico e difícil de tratar.

Os sintomas mais comuns são geralmente uma sensação de peso, calor, dor muscular, rigidez e inflamação no braço ( que com o tempo tem tendência a piorar). Muitas vezes esta situação impede a pessoa de usar a sua roupa normal e limita-a em certos movimentos.

Quanto mais agressivo for o tratamento maior é o risco de contrair linfoedema do braço.

O linfoedema não tem cura, pois trata-se de uma situação irreversível, embora seja mais fácil de tratar quando se detecta precocemente.

Segundo estatísticas, uma em cada quatro mulheres que sofre de cirurgia da mama, desenvolve linfoedema e se após a cirurgia sofreu radioterapia essa estatística sobe para duas em cada cinco.

Embora não exista cura para o linfoedema, existem formas de melhorar esta condição.

Um dos métodos mais eficazes é sem dúvida a drenagem linfática manual método Dr. Vodder.

A DLM ajuda a aumentar o fluxo dos fluidos linfáticos e diminui o bloqueio criando percursos alternativos.

É uma terapia manual não invasiva que consiste num toque muito suave e subtil (5grs é o máximo de pressão exercida), em que não se utiliza nenhum tipo de cremes apenas um pouco de talco.

No nosso país e com alguma preocupação verifica-se que existem muitos estabelecimentos onde a prática da drenagem linfática manual é comum, mas a pergunta é, onde é que se oferece um serviço terapêutico e se pratica efectivamente o método original de drenagem linfática manual Vodder?

Esta técnica é muito específica , requer um conhecimento de anatomia e fisiologia do sistema linfático e conhecimento das técnicas manuais que permitam efectuar o ritmo preciso e pressão correcta.
Por exemplo nunca se deve aplicar pressão forte nos tecidos da mama. Outras técnicas de massagem não só podem danificar, como também destruir alguns dos ligamentos e fibras elásticas.

É importante consultar o médico depois da cirurgia e fazer tratamento com um terapeuta devidamente certificado.

Em países como a Alemanha, Áustria e os Estados Unidos da América cada vez é mais frequente encontrar nos hospitais e clínicas um departamento de linfoterapeutas.

A drenagem linfática manual é uma técnica gradual. Para que possa obter resultados, numa fase inicial é necessário fazer várias sessões de 90 minutos, 2 a 3 vezes por semana consoante os casos, para posteriormente passar a uma fase de manutenção 1 a 2 vezes por mês.

Sou diplomada pela escola Internacional do método Dr. Vodder e tenho mais de 15 anos de experiência no tratamento do linfoedema do braço e dos vários problemas relacionados com o sistema linfático.

Contactos:

Email: marialuzia7@gmail.com
Telem: 91 781 45 93 / 96 786 10 34
.

29 de agosto de 2010

WELLNESS COACHING


O que significa wellness?


Wellness é um conceito que engloba um estilo de vida orientado para aumentar o máximo potencial de cada indivíduo. Desta forma, integra dentro do conceito de saúde e bem-estar geral da pessoa, uma imagem positiva de si mesmo e da sua relação com o meio ambiente.

Muitos dos hábitos adquiridos com o ritmo de vida actual, são a causa de mal-estar, tensão, cansaço, esgotamento, stress e inclusive muitas doenças crónicas.

O Wellness Coaching oferece a oportunidade de alcançar melhores resultados para uma vida mais saudável através de um conjunto de experiências de aprendizagem com o objectivo de promover hábitos saudáveis, relaxamento, vitalidade e bem-estar.

Dia a dia estamos expostos a tensões e exigências laborais que nos provocam sintomas de stress.

Sofremos de sintomas físicos como dor de cabeça, dor de costas, pernas cansadas, dores de pés, retenção de líquidos e edemas.

Através da drenagem linfática manual todos estes sintomas podem atenuar-se e contribuir para uma nova sensação de relaxamento.

Este tipo de massagem consiste em criar um maior aumento da irrigação sanguínea, para depois através de movimentos suaves, devolver o equilíbrio circulatório em todo o corpo. Esta mobilização permite a eliminação de toxinas acumuladas no organismo devido a uma circulação deficiente, edemas ou retenção de líquidos. Como resultado obtêm-se uma incrível sensação de leveza e bem-estar em todo o corpo.

A DLM é especialmente indicada para problemas circulatórios que resultam de pernas dolorosas e cansadas.

11 de junho de 2010

Linfoedema secundário do braço


Fala-se muito no cancro da mama e na sua prevenção, mas pouco se fala no tratamento pós-cirurgia.

Aproximadamente 30% das mulheres que tiveram cancro da mama e consequente remoção de gânglios axilares desenvolveram linfoedema do braço.

O linfoedema pode ocorrer no pós-operatório, dentro de uns meses ou mesmo após alguns anos.

A drenagem linfática manual é uma terapia manual que ajuda não só a reduzir os linfoedemas, como também funciona como medida preventiva.

Nestas situações a drenagem linfática manual é altamente eficaz, porque não só ajuda a reduzir o fluido linfático acumulado no membro afectado, como também encontra percursos colaterais que ajudam a drenar e reduzir o edema o que não acontece com outras técnicas de massagem que devem ser evitadas por correrem o risco de fechar temporariamente os vasos linfáticos na área afectada.

É muito importante para as pacientes tomarem conhecimento das precauções a tomar, assim como dos cuidados a ter porque o tratamento atempado do edema é a melhor prevenção.

Através da DLM ajudo a melhorar as pessoas que me procuram e que sofrem deste problema, que infelizmente não pára de aumentar.

Não se trata de uma cura, mas contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida de quem sofre de um linfoedema secundário do braço.

7 de junho de 2010

A DLM NA CIRURGIA ESTÉTICA


Tanto antes como depois de uma cirurgia estética, a drenagem linfática manual, é uma terapia fundamental para uma rápida recuperação dos tecidos e dos liquidos acumulados .Ao mesmo tempo tem um efeito relaxante sobre o sistema nervoso.

A DLM está indicada em todas as intervenções de aumento do peito. O objectivo da drenagem é acelerar a reabsorção do edema. Pode-se iniciar o tratamento a partir do 3º ou 4º dia, logo que o médico autorize.

Também nos casos de lipoaspirações a DLM tem demonstrado resultados muito eficazes.

Nestes casos o objectivo principal é acelerar a reabsorção do edema, da fibrose e hematomas produzidos pela cirurgia. Além disso diminui a dor e o mal estar pós-operatório, assim como ajuda a recuperação dos tecidos mais rapidamente.

Recomenda-se o minimo de 10 sessões 2 a 3 vezes por semana.

Muitas pessoas temem os tratamentos de drenagem linfática por pensarem que vai ser doloroso. Muito pelo contrário, nunca deve causar mal estar, desde a 1ª sessão que proporciona uma sensação de alívio e bem estar.

A drenagem linfática manual é também útil após cirurgias de rinoplastia, abdominoplastia, lifting, entre outras.

26 de março de 2010

A Drenagem Linfática Manual no tratamento da Celulite




Os dias quentes aproximam-se e o desejo de exibir uma bela silhueta começa a ser uma preocupação para as mulheres.

A Drenagem Linfática Manual é muito indicada na estética, nomeadamente na prevenção da celulite e gordura localizada.

É a principal indicação para a recuperação de inchaços pós-cirúrgicos, especialmente nos casos de cirurgias estéticas (lipoaspiração, mamoplastia, cirurgia do abdómen e rosto, etc.). Nestes casos, a drenagem ajuda o organismo a reagir, eliminando líquidos que causam o inchaço e acelerando o processo de recuperação.

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação.

Esta técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a acção anti-inflamatória do organismo.

No tecido conjuntivo produz-se um intercâmbio de líquidos a nível intersticial. A água, a gordura e as toxinas exercem pressão sobre o tecido e dão lugar à celulite. Através da Drenagem Linfática tentamos eliminar o estancamento de líquidos de uma forma natural e não evasiva.

A retenção prolongada de líquidos constitui o primeiro passo para a formação de celulite, mais conhecida por “casca de laranja”.

A celulite também pode ser originada por má alimentação e falta de exercícios físicos.

Ao entender o funcionamento do sistema linfático, podemos perceber melhor como a celulite aparece. Existem impurezas debaixo da pele, e a linfa não consegue limpar tudo. Estas impurezas misturam-se com gordura e criam pequenos entupimentos sólidos debaixo da pele, a celulite. A drenagem linfática ajuda na sua remoção pois ajuda a soltar estes nódulos entupidos.

A drenagem linfática mobiliza substâncias orgânicas, toxinas, água, sais, gorduras, etc., que devem ser expulsas quanto antes do organismo e para isso o corpo usa todas as vias de eliminação disponíveis.

Qual é a forma correcta de se realizar uma Drenagem Linfática Manual?

A drenagem linfática manual consiste em movimentos circulares, suaves e precisos sobre o caminho percorrido pelos vasos linfáticos e nunca devem causar dor.

Há que diferenciar a Drenagem Linfática Manual da Massagem Estética. Esta última é realizada com pressões muito fortes o que acarreta a interrupção da circulação linfática, pois os vasos linfáticos não suportam tamanha pressão.

Os movimentos que se efectuam nesta prática não têm nada a ver com as massagens convencionais.

Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, a drenagem não deve ser feita com cremes, pois a sensibilidade táctil é usada ao extremo.

A sequência dos movimentos respeita o funcionamento do sistema linfático.

Para se obter resultados é necessário cerca de 10 sessões de uma hora de duração e posteriormente uma sessão ou duas mensais para manutenção.

Esta técnica exige uma preparação que nem todos os profissionais conhecem correctamente pelo que deve ser efectuada por um terapeuta especializado.

Existem outros métodos de Drenagem Linfática, como o Método Leduc, Foldi, etc., mas todos têm como base o Método Original Dr. Vodder.

A DLM constitui uma ajuda natural, para alcançar o tão ansioso objectivo de se ver mais magra e sem celulite.

Se procura uma solução não agressiva, cómoda e eficaz de reduzir a celulite, deve considerar sem dúvida a Drenagem Linfática Manual como uma boa opção.

17 de janeiro de 2010

A DRENAGEM LINFATICA E OS SEUS EFEITOS NO NOSSO CORPO



Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade.

Com este artigo pretendo deixar mais claro em que consiste exactamente a DLM e quais são as suas aplicações.

Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa.

Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados podia ser consequência da sua doença. Assim sendo, começaram a trabalhar sobre a pele de forma muito suave , tentando com os seus movimentos que os gânglios se recuperassem. Pouco a pouco verificaram que estes reduziam e o paciente recuperava a sua saúde.

Foram pioneiros a atrever-se a trabalhar sobre uma zona do corpo que estava vedada: os gânglios linfáticos. Hoje em dia não é aconselhável tratá-los em situações agudas mas sim recomendado em situações crónicas.


Para perceber melhor como é que uma massagem tão suave e lenta pode ser tão eficaz passo a explicar um pouco a fisiologia do sistema linfático.

O sistema linfático é aberto, ao contrário do circulatório que é fechado e está formado por veias e artérias. Circula paralelamente às veias e segue o mesmo sentido. Começa no espaço que existe entre as células onde se formam os canais iniciais linfáticos, daí a linfa passa para os capilares linfáticos, e no seu percurso atravessa diferentes pontos onde se aglutinam os gânglios ou nódulos linfáticos.


Os vasos linfáticos encontram-se praticamente em todas as partes do nosso corpo, excepto nalgumas zonas do olho e do sistema nervoso central.

Ao contrário do sistema venoso e arterial, o sistema linfático não tem uma bomba que impulsione o seu fluxo, pelo que o seu mecanismo é totalmente diferente do circulatório.


A linfa forma-se principalmente a partir do liquido extracelular e tem uma cor amarelada ou transparente, é composta por água, proteínas, sais minerais, moléculas de gordura e contém leucócitos. Nalguns casos podem aparecer glóbulos vermelhos, uma vez que, quando fazemos um hematoma o sistema encarregue de recuperar os glóbulos vermelhos, não é o circulatório mas sim o sistema linfático.

Os gânglios são as estruturas fundamentais do sistema linfático, a linfa antes de regressar à corrente circulatória passa através destas estruturas que se situam em zonas estratégicas do corpo, tais como: a zona inguinal, axilas, poplítea, toda a zona abdominal,, no tórax, à volta dos intestinos, e principalmente à volta do pescoço. A sua principal função é filtrar a linfa antes de a devolver à corrente circulatória, eliminar toxinas e produzir anticorpos e linfócitos para combater qualquer agente patogénico que nos afecte.


A DLM é uma massagem muito suave, e é fundamental saber para onde encaminhar a linfa. As pressões são muito suaves, lentas e ritmadas para dar impulso à linfa sem colapsar os vasos llinfáticos uma vez que, estes são muito estreitos. Nunca pode produzir dor, pelo contrário, produz uma sensação de relaxamento.


Uma das principais aplicações da DLM é nas pernas, uma vez que quando existem problemas circulatórios, sobretudo quando chega o calor, as pernas tendem a inchar e provocam pesadez. Também as grávidas beneficiam muito desta técnica uma vez que, a partir do 5º mês de gestação os tornozelos começam a inchar e a circulação torma-se mais deficiente.

Também é muito aconselhada no pós operatório, não só em cirurgias de estética como no campo oncológico como é o caso de uma mastectomia com extirpação dos gânglios axilares, para prevenir e tratar o linfoedema do braço.


São muitas as aplicações da DLM e sempre que seja realizada correctamente, os seus efeitos serão visíveis a longo prazo.


Com este artigo pretendo deixar claro em que consiste a drenagem linfática manual , pois muitas pessoas só conhecem a DLM para tratamentos de celulite e nem sabem que a sua aplicação na área terapeutica é fundamental, inclusive muitas vezes comentam que amigas suas já fizeram e ficaram com hematomas.

Quero deixar bem claro que isso em drenagem é impossivel, pelo contrário, utiliza-se para que a reabsorção dos tecidos no pós operatório seja mais rápida e nunca deve causar dor ou marcas no paciente.


Tenho mais de 15 anos de experiência nesta área e se uma pessoa tem uma reação ao tratamento é porque não foi efectuado correctamente. É muito importante saber com que terapeuta fazemos um tratamento, e qual a sua formação, sobretudo se se trata de uma drenagem linfática manual na área terapêutica.